quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Stock in Bahia

Em primeiro lugar temos que louvar todo o esforço da Federação Bahiana de Automobilismo, juntamente com o governo do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Salvador para colocar a Bahia no cenário nacional do automobilismo. Foi feito, senão da melhor maneira possível, mas de maneira viável.
O evento em si foi, do ponto de vista de divulgação, turismo, envolvimento do público, patrocinadores e tudo mais que cerca sua realização, um sucesso. Pode-se elencar problemas como: a falta de conforto nas arquibancadas - poderiam ser cobertas, pois o sol foi de rachar a cuca de qualquer um -; poderiam ter aproveitado melhor os estacionamentos das secretarias para estacionar os carros, entre outros...
Mas, vamos ao que interessa, que é a corrida em si. A pista foi feita no Centro Administrativo, um local que foi construído na década de 70 para abrigar as secretarias e órgãos do Estado da Bahia. Quando foi feito, para compatibilizar localização de vias e acesso às secretarias, não foi feito um bom planejamento do nível das ruas. Há ruas que tem uma elevação irregular em relação à outra e, corrigir isso hoje seria muito complicado.
Devido a esse problema de elevações das vias - poderia gerar trechos sem segurança, já que não há áreas de escapes e por isso mesmo algumas avenidas não foram utilizadas -, e ainda devido à necessidade de contemplar facilidades como pitlane, área de paddock - onde ficam os caminhões com toda infra-estrutura necessária ao trabalho das equipes -, foi feito aquele circuito, curto e sem trechos longos de aceleração plena, que é o que propicia ultrapassagens.
Um circuito que, devido à própria natureza das ruas, que já não eram tão largas - para os padrões de pista de corrida -, e com a colocação das barreiras de concreto ficaram ainda mais estreitas, o que foi um fator complicador para ultrapassagens.
Mas, nem isso tudo, pode ser considerado desculpa para a falta de pontos de ultrapassagem do circuito. Certamente, algo melhor poderia ter sido feito. Há outras ruas que, com a colocação de chicanes para dar mais segurança, poderiam ser utilizadas para gerar trechos mais longos de aceleração plena, proporcionando pontos de ultrapassagem. Algumas obras mais audaciosas poderiam também ser feitas, mas isso é conversa para os próximos anos, nos quais também se espera que sejam tomadas providências para a construção de um autódromo de uso permanente, algo que já é necessário para o público que temos.

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