segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Direto de Valência

Sem dúvida, um dos melhores trabalhos do projetista de autódromo Herman Tilke. Vá lá que o visual do Mediterrâneo ajuda bastante, mas a pista é larga, tem boas áreas de escape, boas sequências de velocidade. Aó acho que faltou uma reta maior para proporcionar ultrapassagens, o que é muito importante sim senhor, mas circuito de rua tem limitações e é difícil ter um traçado ideal. Ainda acho, entretanto, que o problema aí está nos carros e não na pista. Algo a se discutir...
A pista de Valência foi palco de um GP bem normalzinho. Nada demais, nada de menos, nenhuma ultrapassagem de fato na pista, mudanças de posições ocorrendo nos boxes. Tudo como sempre tem ocorrido na F1.
O destaque foi - como é normal de ser - o seu vencedor - o qual não vence tão frequentemente -, Rubens Barrichello, que fez um temporal na classificação mesmo estando com combustível para três voltas a mais que os que ficaram a sua frente, quando largou em 3º.
Com isso, pode traçar uma estratégia, na qual foi extremamente compentente. Fez os tempos de classificação - fez o dever de casa - que dele era esperado para ganhar as devidas posições e alcançar a liderança. Depois disso, foi só levar a criança para a bandeirada.
E o resto da galera? Jenso Button, tem feito corridas fracas ultimamente. Nas últimas três tomou pau de Barrichello. Ele que não se cuide! A sorte dele é que seus oponentes estão se alternando nas vitórias e ele ainda está podendo administrar a vantagem obtida no primeiro semestre.
Vettel teve seu motor quebrado. Webber foi péssimo! Sorte de Button!
Raikkonen fez uma boa corrida ao levar a Ferrari - com absoluta competência - ao pódio.
Gorsejan, o substituto de Nelsinho, fez um papel lastimável. Não falo isso por Nelsinho ser brasileiro ou achar que ele não merecia ser kikado da Renault. Mas, foi trocar seis por meia dúzia ou menos. Vamos ver os próximos GPs dele...
Badoer? Como deram a ele permissão de dirigir um F1? Não tem mais aquela história de tempo mínimo para se classificar? A Ferrari, ao querer reconhecer o seu trabalho, na verdade criou um problema: como exigir performance de um piloto que não senta no cockpit há mais de seis meses e não corre a mais de oito anos? O desempenho dele foi pífio. Mas foi culpa dele? O que fazer agora? Dar uma segunda chance pode ser persistir no erro. Substituí-lo pode-se falar em impaciência com o piloto...
Por mais que a Ferrari tenha boa vontade com ele e queira presenteá-lo com um cockpit titular, acho que vai ser complicado mantê-lo nas próximas corridas. Ele precisava treinar, mas como não pode...
A McLaren confirmou sua forte reação. Já é um concorrente a vitórias. Hamilton não venceu devido à boa estratégia da Brown, juntamente com a excelente performance de Barrichello neste fim de semana. Kovalainen, sinceramente, acho que vai voar no fim da temporada. Rosberguinho, que trouxe seu Williams à 5ª posição, é forte candiato à vaga.
Acho que no final vai dar Button, que vai administrar, daqui para o final, a vantagem que conseguiu na primeira metade do campeonato.
No mais, é esperar o GP da Bélgica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário