segunda-feira, 13 de julho de 2009

Direto de Nurburgring

Começando pelo treino classificatório, foi algo inimaginável! Cheio de alternativas com as constantes mudanças no tempo. Fez sol, choveu, os pilotos fizeram tempo com peneu intermediário, depois secou, depois choveu de novo. Foi uma festa! E como em toda festa, algus se deram bem, outros se deram mal. Teve gente que classificou com pneu de chuva na frente de quem estava de slicks. Teve gente que entrou na pista na hora certa e fez um excelente tempo. Teve gente que se deu mal por ter entrado na hora errada com o pneu errado...
A corrida também teve algumas alternativas. Logo de início Webber, que fez a pole - primeira de um Australiano nos últimos 32 anos (quase minha idade...) - por pouco não se deu mal ao se tocar com Rubens. Acabou perdendo a primeira posição para o Brasileiro, mas poderia ser bem pior, para os dois.
Toque que gerou uma punição - drivetrough, ou seja, passagem pelo box no limite estabelecido de velocidade (100Km/h) -, a qual não fez diferença alguma, pois os Red Bulls estavam bem mais rápidos que os Browns. Segundo os pilotos, o carro da Brown tem uma deficiência: demora a esquentar os pneus em clima frio. Foi o caso.
A Brown, por sua vez, ficou muito abaixo do que esperava. Já começam a aparecer deficiências, no carro imbátivel que era no início da temporada. Se não se cuidarem o título que há duas corridas era uma barbada, vai para o beleléu.
Webber venceu ao fazer o dever de casa. Foi regular, tirou do carro o que se esperava dele de performance, não errou...
Vettel também foi bem, apesar de algumas mas não o suficente para superar Webber
Massa fez uma excelente corrida. Chegar ao pódio com aquela Ferrari, foi resultado de estratégia, sorte e um excelente desempenho do piloto.
A sorte da Brown, e de Button, é que na Red Bull os pontos estão bem divididos. Se um de seus pilotos estivesse concentrando os pontos, o campeonato estaria bem mais apertado.
Outro que foi muito bem foi Rosberguinho, levando a Williams à quarta colocação.
Barrichello, por sua vez, e para não perder o costume, esteve liderando, acabou perdendo posições devido a um erro no reabastecimento, foi reclamar da equipe e acabou tomando um cala-boca do chefe. "Como pode algum piloto que faz o 11º melhor tempo de volta da corrida querer algum bom resultado?" disse Ross Brown em resposta. Ele está mais do que queimado, dentro e fora da equipe. Frank Williams disse que ele merecia ser dispensado. Até ele mesmo já assumiu ser muito difícil conseguir uma vaga ano que vem.
Button, não foi tão bem, mas também não reclamou. Continua líder, com 21 pontos de vantagem - já foi de 32 - para Vettel, que agora só tem 1,5 ponto para Webber. Diminuiu bastante. Mas ainda é uma diferença de respeito.
Sutil estava muito bem, até bater com Raikkonen - coitado! Não acerta mais nada! Até o azar o perseguiu! - ao forçar uma ultrapassagem.
Piquezinho e Bourdais, que, segundo os apresentadores da corrida, estavam ameaçados e, devido às próprias circunstâncias de corrida, não puderam ter um bom desempenho, parece que tiveram suas vidas regularizadas. Briatore disse ainda não ser definitiva a posição de Nelsinho, enquanto Bourdais garante que sua situação está garantida. O futuro nos dirá...
Resumidamente, foi uma corrida boa, mas não muito diferente das demais. O pole abriu uma diferença e manteve na estratégia de corrida, fazendo uma corrida confortável e sem brigas. Ou seja, o campeonato vai num caminho para acirrar a disupta, mas as corridas estão monótonas...
Até Budapeste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário